Definições básicas e nomenclaturas:
URL: Em alguns portais e sites, é comum pedirem a “URL”
do seu site, por exemplo. Isso nada mais é que o endereço completo do site em
questão. Exemplo: http://www.imoveisemfloripa.com e deve sempre ser digitado
completo, com “http://www.” antes do restante do endereço.
Domínio: Domínio é o registro do endereço do
seu site na internet. É o direito que você tem sobre esse endereço. Para ter um
site, é necessário registrar um domínio primeiro. Pode ser registrado por
pessoa física e não possui nem um tipo de burocracia.
Email: Pra facilitar o entendimento,
podemos fazer uma analogia onde URL é o endereço de seu escritório e email é a
sua caixa postal ou caixa de correspondência. Existem diversos serviços de
emails gratuitos e todos são bem simples. Os mais utilizados são o Gmail e o Hotmail e em ambos, basta fazer um cadastro
simples e em questão de minutos já está funcionando.
Existe
também o caso dos emails corporativos, onde a empresa em que você trabalha
fornece um email ou você poderá utilizar um domínio com a terminação do seu
próprio site, por exemplo “jonatas@imoveisemfloripa.com”.
É
recomendado sempre utilizar um email corporativo ao enviar emails aos clientes,
pois de forma indireta você já estará divulgando sua empresa.
Hospedagem: Para ter um site, você além do
domínio, precisará também ter um plano de hospedagem. É onde ficarão
armazenadas todas as informações, imagens e arquivos do seu site imobiliário.
Naquela
analogia que fiz anteriormente sobre a URL ser o endereço do seu escritório e o
email ser a caixa de correio, podemos dizer que a hospedagem é onde ficarão
guardados todos os materiais de sua empresa.
No caso de
você contratar um profissional para criar seu site, ele irá lhe cobrar o custo
do registro do domínio e o custo da hospedagem do seu site, além do custo da
criação do site em si.
Os valores
de hospedagem variam de acordo com a empresa contratada e com o espaço
necessário que você irá utilizar.
Este
serviços são oferecidos pela maioria das empresas que oferecem o registro de
domínio, como é o caso da Locaweb e da Redehost, por
exemplo.
Existem
algumas empresas que oferecem sites prontos e já incluem o valor de hospedagem
na mensalidade. São essas que eu utilizo e recomendo pela praticidade e melhor
custo-benefício.
Falaremos
sobre isso mais pra frente.
Hotsites: Talvez você já tenha ouvido essa
expressão e se perguntado o que é e pra quê serve. Um hotsite é uma espécio de
micro-site ou mini-site que tem como objetivo divulgar um produto específico.
É um site
curto e objetivo, normalmente de página única e com um apelo visual maior. No
nosso ramo é bastante utilizado para promover o lançamento de um
empreendimento.
Essa matéria explica de forma mais detalhada, caso tenha interesse em saber mais a respeito: http://www.conceitoideal.com.br/Sites/qual-a-diferenca-entre-site-e-hotsite.html
Sites: São o que poderíamos chamar de
“empresas virtuais”. Você possui um endereço do seu escritório virtual (url),
uma caixa de correspondência desse escritório (email), um local para guardar
tudo que há nele (hospedagem) e sua empresa num todo, que é o seu site.
Existem
vários modelos e várias empresas especializadas na criação de sites. Em geral
costumam ter um valor bastante elevado que varia muito de acordo com as funções
e layout que você escolher. Contratar uma empresa para criar um site leva
bastante tempo e é um investimento alto, recomendado para imobiliárias maiores
ou com maior capital.
No caso dos
corretores autônomos, existem soluções mais acessíveis e práticas, que são as
empresas que oferecem um serviço com sites já prontos. Veremos isso na apostila de Marketing Digital.