Introdução ao Marketing digital

Definições básicas e nomenclaturas:

URL: Em alguns portais e sites, é comum pedirem a “URL” do seu site, por exemplo. Isso nada mais é que o endereço completo do site em questão. Exemplo: http://www.imoveisemfloripa.com e deve sempre ser digitado completo, com “http://www.” antes do restante do endereço.


Domínio: Domínio é o registro do endereço do seu site na internet. É o direito que você tem sobre esse endereço. Para ter um site, é necessário registrar um domínio primeiro. Pode ser registrado por pessoa física e não possui nem um tipo de burocracia.

Email: Pra facilitar o entendimento, podemos fazer uma analogia onde URL é o endereço de seu escritório e email é a sua caixa postal ou caixa de correspondência. Existem diversos serviços de emails gratuitos e todos são bem simples. Os mais utilizados são o Gmail e o Hotmail e em ambos, basta fazer um cadastro simples e em questão de minutos já está funcionando.
Existe também o caso dos emails corporativos, onde a empresa em que você trabalha fornece um email ou você poderá utilizar um domínio com a terminação do seu próprio site, por exemplo “jonatas@imoveisemfloripa.com”.
É recomendado sempre utilizar um email corporativo ao enviar emails aos clientes, pois de forma indireta você já estará divulgando sua empresa.

Hospedagem: Para ter um site, você além do domínio, precisará também ter um plano de hospedagem. É onde ficarão armazenadas todas as informações, imagens e arquivos do seu site imobiliário.
Naquela analogia que fiz anteriormente sobre a URL ser o endereço do seu escritório e o email ser a caixa de correio, podemos dizer que a hospedagem é onde ficarão guardados todos os materiais de sua empresa.
No caso de você contratar um profissional para criar seu site, ele irá lhe cobrar o custo do registro do domínio e o custo da hospedagem do seu site, além do custo da criação do site em si.
Os valores de hospedagem variam de acordo com a empresa contratada e com o espaço necessário que você irá utilizar.
Este serviços são oferecidos pela maioria das empresas que oferecem o registro de domínio, como é o caso da Locaweb e da Redehost, por exemplo.
Existem algumas empresas que oferecem sites prontos e já incluem o valor de hospedagem na mensalidade. São essas que eu utilizo e recomendo pela praticidade e melhor custo-benefício.
Falaremos sobre isso mais pra frente.

Hotsites: Talvez você já tenha ouvido essa expressão e se perguntado o que é e pra quê serve. Um hotsite é uma espécio de micro-site ou mini-site que tem como objetivo divulgar um produto específico.
É um site curto e objetivo, normalmente de página única e com um apelo visual maior. No nosso ramo é bastante utilizado para promover o lançamento de um empreendimento.
Essa matéria explica de forma mais detalhada, caso tenha interesse em saber mais a respeito: http://www.conceitoideal.com.br/Sites/qual-a-diferenca-entre-site-e-hotsite.html

Sites: São o que poderíamos chamar de “empresas virtuais”. Você possui um endereço do seu escritório virtual (url), uma caixa de correspondência desse escritório (email), um local para guardar tudo que há nele (hospedagem) e sua empresa num todo, que é o seu site.
Existem vários modelos e várias empresas especializadas na criação de sites. Em geral costumam ter um valor bastante elevado que varia muito de acordo com as funções e layout que você escolher. Contratar uma empresa para criar um site leva bastante tempo e é um investimento alto, recomendado para imobiliárias maiores ou com maior capital.

No caso dos corretores autônomos, existem soluções mais acessíveis e práticas, que são as empresas que oferecem um serviço com sites já prontos. Veremos isso na apostila de Marketing Digital.