Word básico para corretores


Para abrir o Word, clique no botão “Iniciar”  e em seguida no nome do programa, que deverá estar como “Microsoft Office Word 2007”, por exemplo. Pode ser que você tenha outra versão, mas sempre iniciará o nome com “Microsoft Office Word”.


Ao iniciar um trabalho, você precisará criar um documento, salvando ele com um nome que você escolher.
Para isso, você deve clicar no botão do Office, na parte superior esquerda da sua tela.
Em seguida, clique em “Salvar como”, escolha um nome para o arquivo e um local onde deseja salvá-lo.


Importante: Observe bem onde irá salvá-lo para poder encontrar o documento depois.
Após criar e nomear o documento, este nome sempre aparecerá no topo e a partir daí, para salvar as alterações, basta “Salvar” clicando no ícone de um disquete ao lado do botão iniciar ou usando o atalho de teclado “Ctrl+B”.
É recomendado salvar sempre que fizer alterações para não correr o risco de perder o que já foi feito.
Segue imagem da sua tela do Word indicando as principais funções:


Letras maiúsculas: Para escrever uma letra maiúscula, você apenas segura o “Shift”, uma tecla geralmente representada pelo símbolo de uma seta para cima.
Caso queira escrever todo o texto com letra maiúscula, aperte a tecla “Caps Lock” (às vezes descrita como “Fixa”) e escreva normalmente sem precisar segurar. Para voltar a escrever com letra minúscula, basta apertar a tecla novamente.
Se você quiser excluir, mudar a fonte, colocar negrito, sublinhar ou colocar em itálico um parágrafo inteiro, ou uma frase inteira, ou ainda recortar um trecho do texto e colar em outra parte, você precisa selecionar esse trecho do texto. Para selecionar, você clica no início deste trecho e, segurando o mouse, arrasta até o final do trecho desejado.
Você também pode clicar no início do trecho, segurar o “Shift” e clicar no final para selecionar.
Caso queira selecionar todo o texto, você pode simplesmente usar o comando do teclado “Ctrl+T”.
Ao digitar uma palavra com erro de ortografia, o Word pode corrigir automaticamente esta palavra ou “sublinhar” esta palavra indicando que há algo errado. Neste caso, clique na palavra sublinhada com o botão direito e verifique as opções de correção.


Podemos utilizar atalhos do teclado para diversas funções básicas do Word. Os mais utilizados são esses:
Negrito: Ctrl+N
Itálico: Ctrl+i
Sublinhado: Ctrl+S
Centralizar texto: Ctrl+E
Salvar: Ctrl+B

Inserindo imagens:
Para inserir uma imagem no seu texto, clique em “Inserir” no menu superior e em seguida clique em “Imagem”. Procure a pasta onde a imagem está salva e clique 2x sobre a imagem desejada.

Inserindo hiperlinks:
Você pode simplesmente copiar o endereço de um site e colar inteiro no texto, ou pode inserir esse link em alguma palavra ou texto. Por exemplo: “Clique aqui para acessar nosso site”.
Neste caso, você deve selecionar a palavra ou frase que deseja usar, clicar em “Inserir” no menu superior e em “Hiperlink”. Abrirá uma pequena janela onde você deve digitar (ou colar) o endereço de destino pra onde esse link irá levar.

Caixas de texto:
Para fazer “panfletos” simples de procura de imóveis ou divulgando algum imóvel, por exemplo, podemos criar no Word, imprimir uma via e tirar várias cópias depois.
No menu superior, clique em “Inserir” e em “Caixa de texto”. Uma pequena janela se abrirá mostrando os modelos disponíveis. Para esse material, recomendo usar a “Caixa de texto simples”.
Ao clicar nela, já aparecerá uma caixa com um texto prévio selecionado, onde você deverá redigir o seu texto.


Digite o texto desejado e arraste esta caixa para um canto da página. Para arrastar, coloque o mouse na borda da caixa e observe que na ponta do mouse aparecerá uma pequena imagem de 4 setas formando uma espécie de cruz.
Ao formar essa imagem, clique, fique segurando o botão de clique e arraste a imagem.
Quando concluir o texto e quiser colocar outra caixa idêntica ao lado, não é necessário fazer tudo de novo. Você pode clicar na borda da caixa, de forma com que ela fique selecionada com esses pontilhados em volta, depois copie (Ctrl+C), clique fora da caixa e cole (Ctrl+V). Daí é só arrastar para baixo ou para o lado. Repita esse processo até completar a página.
Dica: Sempre que colar uma nova, salve para não correr o risco de errar alguma coisa e perder o que já foi feito. E lembre-se de deixar uma pequena margem nas extremidades para não perder nada na impressão.
Para mudar o tamanho da caixa, aumentar, diminuir ou esticar, clique em uma das pontas da borda indicadas por um pontinho azul até formar na ponta do mouse um símbolo de 2 setas em sentidos opostos.
Ao aparecer isso, segure com o mouse e arraste aumentando ou diminuindo sua caixa de texto.

Retrato e paisagem:
Por padrão, o Word sempre inicia no formato “Retrato”, que é na vertical, como uma folha de ofício normal.
Caso você queira escrever com ele na horizontal, clique em “Layout da Página” no menu superior, e em “Orientação”.
Essas são as dicas básicas para iniciar o uso no Word, mas existem diversos outros recursos que podem ser explorados.
Uma dica importantíssima: sempre que quiser saber o que determinada ferramenta fará, apenas deixe o mouse sobre ela e aguarde uns 2 segundos que aparecerá uma explicação breve.



É recomendado explorar outros recursos utilizando o menu superior e testando para ver o que é possível fazer. Quanto mais uso, mais prática e conhecimento se adquire.